sábado, 17 de janeiro de 2009

VOCÊ É VEGETARIANO? ENTÃO O QUE VOCÊ COME? ALFACE?!?!

(Para melhor visualização da imagem, clique em cima dela e você poderá ver ela completa e com maior nitidez, no texto ela saiu pela metade com baixa qualidade)

Você é vegetariano? Então o que você come? Alface?!?! Perguntas como essa, são típicas no percorrer da vida de pessoas vegetarianas, como eu. É super interessante ver como funciona a mente das pessoas, é como se então, todos no mundo comessemos somente duas coisas, nos almoços, jantares, cafés-da-manhã, etc: ALFACE E CARNE - logo, conclui-se que se você deixou de comer carne, a única coisa que lhe resta para comer, é óbvio: FOLHAS DE ALFACE - com tanta variedade de alface, quem precisa de mais do que isso?!?! :P -Alface crespa, alface manteiga, alface mimosa, alface roxa... e você pode comer-la esganicada, picada, inteira :D, quem precisa de mais?!?! haha :D Bom, brincadeiras à parte, infelizmente, às perguntas não são brincadeiras. As melhores são aquelas: mas nem um peixinho? Bom, se peixinhos estiverem nascendo em árvores que dão maçãs, quem sabe... ¬¬ kkk :D
O vegetarianismo tem suas diversas razões, para uns é alcançado após a análise de todo o processo para obter-se a carne como alimento (ética), para outros para prevenção de doenças (saúde), outros para não carregar o karma ou a alma (espiritual), outros pelo simples paladar (gosto) e por aí vai... meus motivos são vários: ético, saúde, ambiente e para não colaborar com a fome mundial. Já vou explicando sobre a fome mundial, pois já vejo a interrogação na cabecinha de vários: uma dieta vegetariana pode alimentar consideravelmente mais pessoas do que uma dieta centralizada na carne - uma dieta quase puramente vegetariana alimenta 6,3 bilhões de pessoas, uma dieta com 15% de calorias de fonte animal alimentam 4,2 bilhões de pessoas e uma dieta com 25% de calorias de fonte animal alimentam 3,2 bilhões de pessoas (para quem estiver pensando, de onde tirei isso, a fonte é da FAO - Organização da Alimentação e da Agricultura das Nações Unidas, ou seja, pessoas que não tem nada a ver com vegetarianismo, nem a favor nem contra! a quantidade de vegetais que é utilizada na alimentação dos animais não-humanos que exploramos, criamos e matamos para comer seria mais do que suficiente para alimentar todos os humanos que existem atualmente em todo o mundo – quer os que têm hoje comida no prato, quer aqueles que nunca comeram num prato e que não sabem o que é uma refeição.
Quanto à justificativa do vegetarianismo em prol do meio ambiente, sabe-se que a pecuária é a principal destruidora do meio ambiente, áreas verdes são desmatadas para criação de gado, cerca de 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animais. Em 1 hectare de terra podem ser plantados 22.500 kg de batatas e apenas 185 kg de carne bovina. São necessários de 20 a 30 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. Para a mesma quantia de trigo, é preciso apenas 150 litros de água (e tem muitas outras questões que provam que comer carne, prejudica SIM, o meio ambiente).
Sobre o quesito saúde, gostaria de apresentar a posição da ADA (Associação Dietética Americana) e dos nutricionistas canadenses, após estudos, eles constataram:
  • Redução das mortes por infarto (doença cardíaca isquêmica) em 31% em homens vegetarianos e 20% em mulheres vegetarianas (estudo com 76 mil indivíduos).
  • Níveis sangüíneos de colesterol 14% mais baixos em ovo-lacto-vegetarianos do que nos comedores de carne.

  • Níveis sangüíneos de colesterol 35% mais baixos em veganos do que nos comedores de carne.

  • Menor pressão arterial (redução de 5 a 10 mmHg) nos vegetarianos.
  • Redução de até 50% do risco de apresentar diabetes nos vegetarianos.
  • Os não vegetarianos têm um risco 88 % maior de ter câncer de intestino grosso (cólon e reto). Obs - a carne vermelha ou branca está vinculada (de forma independente) com o risco aumentado de câncer de intestino grosso.
  • Os não vegetarianos têm um risco 54% maior de ter câncer de próstata.
  • Probabilidade duas vezes menor de apresentar pedras na vesícula nas mulheres vegetarianas (estudo com 800 mulheres entre 40 e 69 anos).
  • Osteoporose: mulheres após a menopausa com dieta rica em proteína animal e pobre em proteína vegetal têm taxa mais alta de perda óssea e risco muito maior de ter fratura de quadril.
  • Aparentemente, o consumo de carne aumenta em até 3 vezes as chances de desenvolver demência cerebral.
  • E uma infinidade de motivos mais, para sermos vegetarianos e consequentemente pessoas mais saudáveis hoje e amanhã, afinal nossa maturidade (velhice), nossa qualidade de vida do amanhã depende do que fazemos, comemos, bebemos e dos nossos hábitos de hoje.
As fotos no início do texto, são de comidas feitas por mim, uma pequena amostra, para provar que a comida vegetariana é variada, deliciosa, nutritiva e saudável, que ser vegetariano, não é limitar-se a comer alface e tomate (socorro, isso seria realmente pavoroso e uma tortura), que ser vegetariano é prazeroso e benéfico, que a melhor opção que você pode fazer hoje é tornar-se vegetariano!

3 comentários:

  1. Oi prima, quem sabe eu viro vegetariana, com tanta delícia fica difícil recusar. bjos Janaina

    ResponderExcluir
  2. Ahhh garanto que sim viu... vem passar uns dias aqui em casa que eu te convenço :D hahaha

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Essas fotos estão realmente lindassss! Quel, vc tinha que abrir um restaurante!! Beijos! DÊ!

    ResponderExcluir