domingo, 11 de janeiro de 2009

Como limpar a casa sem agredir o meio ambiente e afetar nossa saúde?



Os produtos químicos que usamos na limpeza de casa em geral, são altamente tóxicos, prejudicam nossa pele, nossa respiração, poluem o ambiente, etc etc, conclusão, trazem mais danos do que benefícios!
Eu já tinha visto algo sobre isso, nas propagandas do Discovery home & health, mas é muito rápido o que falam, as dicas, sobre como limpar vidros, tirar manchas, com limão, vinagre, bicabornato, etc... e no site não achei nada sobre isso. Então comecei a minha caçada na net e esse é um dos muitos motivos pelos quais eu amo internet e é difícil viver sem essa coisinha que nos ajuda em qualquer momento.
Todo esse auê, porque eu passei vinagre no chão da cozinha e no cantinho da Belinha (a pinscher que fica "emprestada" aqui em casa, toda vez que minha mãe viaja) e imagina, comprei o vinagre justamente pra ver se aplicava nas receitas caseiras, eu não uso vinagre nem pra lavar salada, odeio vinagre, troço fedorento viu !?! E meu marido veio lá de dentro perguntando que cheiro "ardido" era aquele hahaha, enfim... não dava certo...então vim a busca de alternativas ecológicas caseiras e cheirassem bem :D
Enfim e aproveito para contribuir com as coisas que encontrei, úteis, baratas, práticas, sem agredir o ambiente e a nós mesmos:
  • LIMPANDO O BANHEIRO: Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato
    de sódio e água quente.
  • PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA: Use uma solução
    de um limão diluído em água.
  • JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO Para manter janelas
    e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez
    por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida
    é só passar um pano macio ou flanela.
  • NO LUGAR DA NAFTALINA A naftalina afeta o fígado
    e os rins, utilizem saches com flores de lavanda em seu lugar; ou quando usar limão deixe-o secando ao sol, quando estiver bem seco, ponha dentro de meias velhas, ou sachê e ponha nas gavetas.
  • Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão e aplique com uma flanela.
Bom são as melhores que achei, o chato é que realmente não achei nada muito bom que limpe piso de madeira por exemplo e os desodorantes de ambiente tinham todos vinagre...como assim né gente? Só se for desodorante de maionese estragada...aff
Aliás se alguém quiser me salvar dessa do vinagre, agradeço!

Achei uma marca conhecida como Biowash, que tem desde detergente para diluir à desinfetante, limpa vidros, etc, segundo eles livre de petroquímicos, 100% vegetal e realmente biodegradáveis!!!
Aqui o link da ecotree - um site que vende os produtos da biowash: http://www.001shop.com.br/lojas/ecotree.com.br/tipodeproduto.asp?tp=2&cat=Linha+Bio+Wash&an=Cassiop%E9ia&inf=1

O site da Biowash - http://www.cassiopeiaonline.com.br/pt/index.html
Tem como localizar onde na sua cidade é vendido :) e não pagar frete nem nada disso :D
Poxa tudo de bom haha
acho que vou esquecer a fórmula caseira de limpa chão com vinagre e passar a usar esse multi-uso da biowash... uhuu!

4 comentários:

  1. Olá
    Obrigado pelo comentário.

    Gostei muito deste post. Acho que nos devemos preocupar sempre com o meio Ambiente.
    Vou seguir alguns dos teus conselhos.São muito úteis.
    ...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Obrigada pela postagem no meu blog "Amélia.moderna". Tb sempre desejei fazer um blog, um lugar onde pudesse dasabafar, pensar, compartilhar... Acho que ser de "peixes" nos faz assim, não é??? Adorei esse post de como limpar ecologicamente correto. Eu penso muito nisso tb, acho extremamente prepotente e arrogante a idéia de que a natureza e o mundo estão para servir ao homem... Vou colocar seu blog entre os meus favoritos e sempre virei aqui te visitar.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Liliana, pois é... devemos preocupar hoje, para termos um mundo amanhã... Se tiver alguma dica que eu não pus aqui me diz, ok? E caso eu saiba de mais alguma coisa :D te passo...Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi "Anjos sem Asa", sim, pode ser que por semos piscianas, gostamos de ser assim... não tinha pensado nisso, mas é verdade.
    Obrigada, põe sim...eu não consegui por seu blog para acompanhar, nem esse anjos sem asa :( ainda sou meio crua na questão blog. Se puder me ajudar..
    Que bom que gostou do tópico, volte sempre...
    Beijos
    Raquel

    ResponderExcluir