segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Herança Familiar.



Tenho um livro chamado Edificando um Novo Lar, ele é maravilhoso e é dividido em capítulos, é um excelente livro para quem não casou ainda, ou para quem já está casado. Acho que esse tipo de livro, ajudaria mtos casais a não terem certos tipos de problemas. Estou no meu segundo casamento, então apesar de ter apenas 22 anos, posso dizer que sou vivida nesse aspecto e tenho direito de opinar sobre casamento. Casamento para mim é uma bênção de Deus, uma instituição maravilhosa, obra divina mesmo...Todo mundo precisa de uma mãozinha às vezes para conseguir contornar algum problema, então se eu puder te ajudar, ficarei mto grata. Hoje vou postar sobre um dos capítulos do livro chamado Herança Familiar, que é algo, que absolutamente, atrapalha a vida de muitos casais que não tem a consciência sobre esse assunto ou até sabem mas não tem a noção de quanto tudo isso influencia no relacionamento. As partes em vermelho itálico, são de minha autoria, o restante eu digitei do livro mesmo!
Faça bom proveito!



Uma nova família será formada como resultado de outras duas: um jovem casal levará consigo toda uma bagagem hereditária:

Herança Física ou Genética:
essa herança é determinada pelos genes dos nossos pais e antepassados, responsáveis por caracteres como a cor da pele e dos olhos, o tipo de cabelo, o formato do nariz, a estrutura óssea, enfim, todos os traços físicos. Isso significa que, de alguma maneira, o sogro e a sogra poderão estar revelando o marido ou a esposa de amanhã.
A nível genético, o que pode se tornar mais complicado é o que diz respeito às doenças hereditárias. É recomendável que o casal converse sobre esse assunto e procure se informar para tomar os devidos cuidados e precauções. Conhecimento, informações e esclarecimentos podem evitar situações indesejáveis.


Herança Emocional - existem dois aspectos:
  1. Herança emocional natural : É aquela que recebemos já no ventre materno. É o nosso gênio ou temperamento. Uma das maneiras de analisar o comportamento humano é através do estudo dos 4 temperamentos: sangüíneo, melancólico, colérico e fleumático - (eu sou sangüínea e sugiro o livro: Temperamentos Transformados, de Tim La Haye, eu tenho e é ótimo, ajuda a identificar os temperamentos e a melhorar os defeitos de cada temperamento.)
    O rapaz extrovertido poderá se interessar pela moça de temperamento mais discreto; a explosiva, pelo calmo. Os opostos se atraem!
    (Eu super faladeira casei com um homem mais caladinho, rs que aprendeu a falar mais, pq falo sem parar blá blá e falo com ele, vai fala comigo rs, conversa...faço ele dar opinião das coisas e inclusive quando fico calada demais, ele já fica preocupado e sabe que algo não está bem rs)
  2. Herança emocional adquirida: Essa herança surge como resultado do tratamento recebido na infância ou na adolescência, principalmente por parte dos pais e das experiências vividas dentro do lar. Impressões, lembranças agradáveis ou desagradáveis, segurança ou insegurança, medo, carência, auto-imagem positiva ou negativa e tantas outras manifestações de alma fazem o pacote da herança emocional.

Herança Espiritual: Cada um precisa ter a própria experiência. Contudo não podemos ignorar o fato de que recebemos também uma bagagem espiritual dos nossos pais. Algumas pessoas crescem e conservam resquícios das crenças familiares, como superstições, simpatias e expressões características. Esses resquícios podem ocasionar problemas com um cônjuge que tenha sido criado à parte de qualquer crença, espiritualidade ou religião, ou com um cônjuge que tenha sido criado debaixo de alguma igreja, crença ou religião.

Herança Educacional: Todo casal enfrenta situações que retratam com clareza a educação que cada um recebeu. Essa determina os nossos hábitos, tais como: a maneira de apertar a pasta dental, a forma de colocar os cabides no armário e o papel higiênico no banheiro (eu sempre punha o inicio do papel pra baixo, meu marido diz que é melhor pra cima - e eu nunca tinha reparado se eu punha pra baixo ou pra cima, pra mim dava no mesmo, agora presto mais atenção quando o ponho, pois se pra mim tanto faz e ele prefere pra cima, então trato de por pra cima), o modo de tirar as bananas da penca, o jeito de tirar as roupas da gaveta (eu tenho mania de depois de ter vestido tudooo, ir fechando todasss as gavetas que deixei aberta; meu marido abre e fecha na hora rsss, então qdo deixo tudo aberto ele sai atrás de mim fechando, mas tudo em clima de comédia, porque senão viraria conflito, e eu tenho tratado de lembrar de fechar as gavetas assim que termino de tirar algo lá de dentro, e não deixar a casa cheia de gavetas abertas), o uso dos talheres (meu marido tinha o costume de quando comia em casa, na casa da mãe por exemplo, comer com colher, eu com jeitinho, e com uns meses de "trabalho", dei um jeitinho nisso, disse que como íamos com o crescimento de um futuro filho, ensiná-lo a comer com garfinho, se o pai ia continuar comendo com colher e que ia ser meio constrangedor uma criança grande comendo com colher ainda fora de casa - ah sim fora de casa, ele sempre comia com garfo...bom e além dessa conversa, faço questão de comer na mesa com tudo bonitinho, uma mesa bonita, que ele ajuda a por no almoço e agora ele nem pensa mais em pegar colher pra almoçar, só se for sopa ou um caldo), as manias de mastigar com a boca aberta, tomar sopa fazendo barulho, falar ou rir muito alto, deixar as coisas fora do lugar (estou me "curando" disso, mas por incrível que pareça eu sou a bagunceira da casa kkk, meu marido tem sido paciente comigo e eu tenho melhorado nesse quesito rs), deixar a tampa do vaso levantada (isso pra mim é meio cúmulo, se tampa de vaso não tivesse que ser abaixada depois de usar, então pra que existe ela? Então que deixem sem tampa! Não é mesmo? Meu marido tinha essa "herança educacional", na família dele até as mulheres deixam a tampa sempre levantada...e com jeitinho, com humor, paciência, perseverança e mostrando os motivos da minha discordância, hoje quando ele vai na casa dos familiares, se estiver levantada a tampa até ele acha "anormal", vai lá abaixa, lava a mão e me fala: te disse que é pra abaixar a tampa, aposto que foi vc que veio aqui antes hahaha !)

2 comentários:

  1. Que legal Quel! Muito útil o que vc postou. Também tenho minhas heranças e tento conviver com as do Andrés. Às vezes tento influenciá-lo com jeitinho pra que faça as coisas do meu jeito... rsrsrsrsrsrs.
    Ahhhh! E papel higiênico eu também ponho por cima e tenho toda uma teoria pra isso! kkkkkkk. Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, pensei que ajudaria muitos casais novos ou antigos de casamento ler sobre isso, as vezes a gente faz as coisas sem pensar...e talvez isso pudesse fazer as pessoas pensarem um pouco, refletirem e tentarem obter as coisas, sem usar a "força" rs...
    Muito bom, a gente tem que ir contornando as diferenças com mta calma e tratar de adaptar eles a nós e nós a eles, com paciência e jeitinho, se não vai tudo pro beleléu rs...
    hahaha depois me passa sua teoria do papel higiênico..qto a isso, ontem eu estava na casa do meu pai, eu morei naquela casa por uns 8 anos. E os dois banheiros da casa tem um nicho na parede, ou seja um quadrado embutido na parede onde fica o rolo...e não tem um cabo ou sei lá como dizer, onde o rolo gira ao redor...Então lá na casa do meu pai, o papel higiênico tem que ficar pra baixo porque senão o papel sai rolando, ou pode ficar pra cima, mas aí tem que tirar ele de lá do nicho, tirar sua parte do papel de volta e por o rolo de volta no nicho :D
    Por isso que eu nunca percebi a diferença, ou punha pra baixo rsss
    beijos e volta heinn?

    ResponderExcluir